MENU

Blog Izyncor

Já preparou sua limonada hoje?!

Antes de começarmos, já preparou sua limonada hoje?!

Não? Sem problemas, você pode se refrescar por aqui!

Seja bem-vindo ao Limonada Fantástica!

Por que Limonada? Eu te conto.

O limão é fonte de vitamina C, melhora nossa imunidade. Já a limonada, é uma bebida conhecida internacionalmente (cá entre nós, a maioria das pessoas gosta). E o melhor de tudo: num dia de calor intenso (nem precisa estar tão quente assim para uma limonadazinha), ela refresca que é uma beleza. Ou seja, defesa e refresco.

Agora, o que isso tem a ver com leitura?

Livros são barreira de proteção contra a ignorância, além de refrescar nossas mentes inquietas e obcecadas por novas aventuras. Eles têm a incrível capacidade de interligar pessoas de diferentes nações, culturas e costumes, criando uma rede invisível e inalterável de conexão. São inofensivos ao olhar, mas perigosos para mentes afiadas que buscam por mais. Um livro aberto pode ser uma chave para a liberdade; talvez por isso eles foram caçados em uma época sombria da humanidade.

Pensar em livros como um simples conjunto de folhas encadernadas é um erro colossal. Eles carregam muito mais do que letras e palavras em suas páginas: trazem em si a fórmula mágica de nos transportar para qualquer lugar. Esse pequeno objeto nos ajuda a desenvolver imaginação e treinar a criatividade (como acha que mundos fantásticos e criaturas mágicas surgem?). Acompanhar a evolução do enredo é se expor a situações conflituosas e ansiar por suas resoluções. E mesmo que elas jamais aconteçam em nossas vidas, nos permitem conhecer e entender possibilidades, ampliando nossa capacidade de reelaboração diante dos problemas enfrentados. Posso afirmar, sem medo de errar: livros nos trazem um mundo cheio de oportunidades (acho que já li isso em algum lugar…).

Ler não é só uma ação. Ler é aprendizado e, ao mesmo tempo, uma atividade capaz de aumentar nossa capacidade de aprender (parece a mesma coisa, né? Não é! Quanto maior a garrafa, mais conteúdo ela pode conter). Ler é ter o poder de criar caminhos, cenas, de viver possibilidades. É conhecer além da nossa realidade, aumentar nosso universo. Do romance clichê até a mais alta fantasia, abrir um livro é comprar um passaporte para dentro de nós, além da existência conhecida. Por causa disso, defendo a leitura e, mais ainda, o acesso a ela. Livros devem ser valorizados, lidos, contados e espalhados. Após sair da mente do(a) autor(a), histórias não podem parar; precisam transpor barreiras. É nossa responsabilidade abrir caminho para elas porque, um dia, essas histórias farão isso por nós!

Meu objetivo com o Limonada Fantástica é acompanhar autores e leitores em suas diversas viagens por mundos gigantes e incríveis contidos nas pequenas páginas dos livros. Quero, acima de tudo, incentivar a leitura e contribuir na formação cultural, adicionando doses crescentes de conhecimento à carga intelectual dos que me acompanham. Trago aqui resenhas dos livros lidos e, junto delas, uma recomendação de leitura. As resenhas serão sempre embasadas: antes de montar um modelo para o site, Leandro (o Mago Bipolar) e eu estudamos tudo o que achamos pelo caminho. Os resultados dessa pesquisa foram incorporados como justificativas para nossas avaliações. Assim, entregamos conteúdo de qualidade.

Seja viajando por histórias repletas de romance e companheirismo, passando por momentos difíceis e situações perigosas, aventurando-se em longínquas terras com criaturas únicas e exóticas ou andando em caminhos tortuosos para salvar aquele que se ama (ou mesmo o mundo): em qualquer situação, uma limonada sempre vai proporcionar refresco.

Uma resposta para “Já preparou sua limonada hoje?!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *