MENU

O que é a revisão de texto? (Ou o que ninguém te conta sobre ela)

Gostaria de começar essa coluna com uma afirmação contundente (e polêmica, porque trabalhamos assim mesmo): todo e qualquer texto deveria passar por uma revisão profissional. Sim, eu sou revisora. E não, esse pensamento não tem nada a ver com minha profissão. Pra provar isso (sei que tu deve estar com os olhos apertadinhos agora, duvidando da minha palavra), vou te mostrar exatamente o que é a revisão de texto e qual a importância dela (tá vendo, trabalho com evidências!).

Vamos começar explicando: revisão de texto não é o mesmo que preparação de texto. Esses dois processos existem dentro do mercado editorial, principalmente, mas são coisas distintas (e isso é um assunto pra outro texto). Aqui, destacaremos a revisão, e já adianto: ela tem muito a ver com a forma como o leitor vai receber teu texto.

Muitas pessoas podem afirmar que a revisão de texto é o processo a partir do qual a gramática do livro será verificada. E aqui preciso fazer um adendo: quando falamos de literatura, existem alguns desvios intencionais que podem até fazer bem ao texto, viu? Portanto, o bom profissional não ficará preso totalmente às regras normativas. Ele saberá reconhecer a voz do autor e as intenções daquela escrita (esses desvios também são tema pra outros textos, adoro spoilers).

revisão o que é e por que revisar

Por conta disso, prefiro uma outra definição pra revisão de texto. Na minha opinião, ela é uma mãozinha extra pra transmitir a mensagem pretendida. Explico-me: o revisor nada mais é do que um leitor treinado. Portanto, ele decodificará tuas palavras e saberá indicar caminhos para tornar teu discurso mais próximo da intenção primeira do livro. Assim sendo, a revisão de texto é o processo no qual o que já está bom se tornará incrível.

E aqui entra a grande importância da revisão para qualquer texto: direcionamento. É claro que uma peça publicitária terá uma mensagem, uma pretensão e um público diferente de um romance, concorda? Pois é na revisão que os pontos distintos e primordiais para cada texto alcançar o objetivo serão enfatizados. Assim, depois de passar pelas mãos de um bom profissional, o autor terá a certeza de que seu texto está adequado às suas intenções. Todo escritor quer entregar o melhor resultado para o leitor, e o revisor de texto pode te ajudar (bastante, tá?) nessa missão.

Além disso, imagino a revisão como a base para aquela maquiagem maravilhosa, sabe? A gente fica encantado com os brilhos, as cores e a harmonia do resultado final, mas todo mundo sabe: o que realmente importa é a forma como tu faz a camada da pele. Não, sou não sou doida (talvez um pouco). Esse raciocínio tem sentido. Na verdade, a revisão de texto será a responsável por destacar os pontos fortes do teu livro e trabalhar aqueles com os quais tu não está tão satisfeito. Para além da beleza da versão final, estamos falando de coerência da história, fluidez das frases e manutenção de estilo de escrita. Tá vendo como isso pode impactar diretamente na recepção dos leitores ao teu livro?

Ao final dessa conversa, eu só queria deixar registrado um último pedido: não tenha medo do revisor! Ele não é um carrasco que vai virar teu texto do avesso e mudar todas as características únicas da tua escrita. Na verdade, uma boa revisão é capaz de ressaltar essas particularidades e fazer teu livro brilhar ainda mais! A revisão de texto é uma das principais etapas do processo de publicação em qualquer gênero, e te privar dessa experiência por simples receio pode ser um erro. Dá uma chance pra gente, vai: se tu não ficar orgulhoso do teu texto depois de uma revisão bem feita, pode vir me cobrar!

Redes sociais da autora: Patrini Ferreira

Página oficial Izyncor: Patrini Ferreira

Palavras-chaves
O que é revisão de texto, preparação de texto, direcionamento, revisão profissional, Pé da Letra Revisão

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *